AOL para comprar a Time Warner em fusão histórica.
Em um anúncio impressionante, a America Online anunciou que vai adquirir a Time Warner para criar a maior empresa de mídia do mundo.
A nova empresa será chamada de AOL Time Warner e combinará os serviços on-line da AOL com os vastos recursos de mídia e cabo da Time Warner. Em um mundo onde serviços on-line, mídia e entretenimento estão convergindo rapidamente, a nova empresa pode ter recursos quase inigualáveis.
"É provavelmente o desenvolvimento mais significativo no mundo dos negócios na Internet até hoje", disse Phil Leigh, analista da Raymond James. "Se ainda não foi evidente para a maioria de nós, deve ser óbvio para nós agora que a Internet é sobre áudio e vídeo e não apenas texto e gráficos."
As notícias da fusão, a maior da história corporativa, enviaram as ações da Time Warner à velocidade "pontocom", com as ações subindo US $ 25,31, ou 39%, para US $ 90,06. As ações foram negociadas a US $ 78,63 e chegaram a US $ 57,19 durante as últimas 52 semanas.
A AOL, por outro lado, subiu cedo, mas terminou o dia mais baixo, caindo US $ 1,88, ou mais de 2%, para US $ 71,88. As ações foram negociadas até US $ 95,81 e chegaram a US $ 32,50 durante as últimas 52 semanas.
A compra, um acordo de compra de ações, totalizou mais de US $ 160 bilhões, com base nos preços atuais de negociação. De acordo com as duas empresas, a nova empresa terá um valor combinado estimado de US $ 350 bilhões.
Para a Time Warner, o acordo representa uma partida marcante das tentativas anteriores de se tornar um jogador da Net. A gigante de mídia se aventurou pela primeira vez on-line com a Pathfinder, um site completo que reuniu as revistas e as propriedades de notícias da empresa. A Time Warner descartou abruptamente essa estratégia, dizendo que planeja lançar uma série de "hubs verticais" com foco em tópicos como notícias e finanças pessoais. Seu primeiro nicho de lançamento foi o Entertaindom.
A AOL, líder claro de provedores de serviços de Internet discada, vem se posicionando para a iminente explosão de banda larga, cortando acordos com empresas de entrega de satélites e empresas de telecomunicações que oferecem serviços de linha de assinante digital (DSL). A AOL também se concentrou em obter acesso a serviços de cabo controlados pela AT & T e outras empresas de cabo. O acordo da Time Warner dá à AOL acesso a esses serviços.
As empresas disseram que, com relação ao acesso de banda larga, a AOL Time Warner se comprometerá a oferecer aos consumidores uma escolha de ISPs e conteúdo, e esperam que essa fusão convença todas as empresas que operam plataformas de banda larga a abrirem seus canais para ISPs concorrentes.
"O que você verá no início e muito rapidamente são muitas coisas que a AOL pode fazer junto com novas formas de funcionalidade que não vimos na indústria de cabo de banda larga", disse Gerald Levin, presidente e diretor executivo da Time Warner. conferência hoje.
O acordo de hoje também dá à AOL acesso às propriedades de mídia da Time Warner, como a CNN, a Warner Bros., a Sports Illustrated e muitas outras.
A nova companhia terá mais de 100 milhões de assinantes pagantes, incluindo os clientes dial-up da AOL e os assinantes de TV a cabo e de revistas da Time Warner, disse o diretor financeiro da AOL, J. Michael Kelly, em entrevista coletiva.
Steve Case, presidente e diretor executivo da AOL, se tornará presidente do conselho da nova empresa. Levin da Time Warner se tornará CEO da AOL Time Warner.
Como presidente, Case desempenhará um papel ativo ao ajudar a construir e liderar a AOL Time Warner, concentrando-se especialmente nos desenvolvimentos tecnológicos e nas iniciativas políticas que impulsionam a expansão global do meio interativo. Como executivo-chefe, Levin definirá a estratégia da empresa, trabalhando de perto com a Case e supervisionará a administração da empresa. Levin se reportará ao conselho, que será composto por 16 membros, sendo oito indicados por cada uma das atuais diretorias da AOL e da Time Warner.
O presidente da Time Warner, Richard Parsons, e o presidente e diretor de operações da AOL, Bob Pittman, serão os diretores operacionais da AOL Time Warner.
"Essa combinação estratégica com a AOL acelera a transformação digital da Time Warner, dando aos nossos negócios criativos e de conteúdo a tela mais ampla possível", disse Levin em um comunicado.
Presidente: Steve Case, America Online.
CEO: Gerald Levin, Time Warner.
Empregados: mais de 80.000 combinados.
Vendas anuais: mais de US $ 140 bilhões combinados.
Capitalização de mercado: aproximadamente US $ 350.
Fontes: Bloomberg, Reuters.
Analistas disseram que o panorama da Internet deve mudar rapidamente ao longo do ano, à medida que grandes empresas de Internet capitalizadas buscam adquirir empresas de mídia. O Yahoo tem um valor de mercado de US $ 107 bilhões - muito maior do que algumas das principais empresas de mídia, incluindo a Disney, que tem um teto de US $ 64,19 bilhões.
"Cerca de 18 meses atrás, a sensação era de que algumas das empresas de mídia comprariam empresas de Internet, mas o que aconteceu foi que as avaliações se inverteram tanto que é o contrário", disse Leigh, da Raymond James. "Com 55% das ações da nova empresa sendo controladas pelos acionistas da AOL, acho que a AOL está no banco do motorista. O acordo de hoje é psicologicamente um grande passo, e agora é provável que vejamos outros aparecerem".
A fusão será efetuada com isenção de impostos aos acionistas. Quando concluídos, os acionistas da AOL terão aproximadamente 55 por cento, e os acionistas da Time Warner terão aproximadamente 45 por cento da nova empresa.
As ações serão negociadas sob o símbolo "AOL" na Bolsa de Nova York.
A transação está sujeita a certas condições de fechamento, incluindo aprovações regulatórias e a aprovação dos acionistas da AOL e da Time Warner. Espera-se que feche até o final do ano, de acordo com Kelly da AOL.
Ted Turner, vice-presidente da Time Warner, concordou em votar em suas ações da Time Warner, representando aproximadamente 9% das ações ordinárias da companhia, em favor da fusão. Turner se tornará vice-presidente da AOL Time Warner.
Com a conclusão da fusão, a AOL Time Warner estará posicionada para acelerar o desenvolvimento do meio interativo.
"Aceleraremos o desenvolvimento dos ativos de banda larga por cabo da Time Warner, trazendo a facilidade de uso da AOL para essa plataforma", disse Pittman em um comunicado. "Esperamos que a America Online ajude a impulsionar o crescimento do público de banda larga por cabo, e usaremos nossa infraestrutura combinada e nossas forças de promoção cruzada para aumentar o crescimento e o desenvolvimento das marcas America Online e Time Warner em todo o mundo".
A AOL e a Time Warner também anunciaram novos contratos de marketing, comércio, conteúdo e promocionais que irão expandir imediatamente vários relacionamentos já existentes entre as duas empresas.
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Opções de ações aol warner
3 de fevereiro de 2003: 17h12.
Por Paul R. La Monica, Escritor Sênior da CNN / Money.
NOVA YORK (CNN / Money) Os investidores parecem estar perdendo a paciência com a AOL Time Warner.
As ações da AOL Time Warner (AOL: Research, Estimates) despencaram 17,3 por cento desde o relatório da semana passada sobre a maior perda corporativa da história, uma previsão sem empolgação para 2003, e a saída de Ted Turner. As ações fecharam na segunda-feira a US $ 11,55, mais de 75% abaixo de onde foram negociadas quando a fusão entre a America Online e a Time Warner foi fechada em 11 de janeiro de 2001.
Tornou-se cada vez mais claro para Wall Street que o CEO da AOL Time Warner, Richard Parsons, precisa fazer algo para elevar novamente o preço das ações. (AOL Time Warner é a empresa controladora da CNN / Money.) Enquanto ninguém está esperando anúncios dramáticos no curto prazo, aqui estão as opções da Parsons e os riscos associados a elas:
Venda ativos para compradores estratégicos.
Para saldar sua dívida de mais de US $ 25 bilhões, a empresa já anunciou que está procurando vender sua divisão de publicação de livros, e acredita-se que esteja interessada em perder suas três equipes esportivas baseadas em Atlanta, bem como suas participações de 50%. redes de cabo Comedy Central e Court TV. Também planeja desmembrar uma participação minoritária em sua divisão de cabos para o público durante o segundo trimestre.
Ron Young, analista da Evergreen Investments.
Mas a especulação está começando a se levantar sobre como a empresa pode precisar fazer algo ainda mais dramático. O Wall Street Journal informou na sexta-feira que os executivos da AOL Time Warner estão começando a debater a venda da Warner Music, que respondeu por 10% da receita em 2002. Em uma reportagem da CNN / Money publicada na quinta-feira, dois analistas estimam que a Warner Music valeria US $ 4,6 bilhões. em uma base autônoma. A idéia de que a empresa venderia a divisão da AOL caso não consiga se recuperar este ano também está ganhando dinheiro.
Uma porta-voz da AOL Time Warner não quis comentar especulações sobre vendas específicas. Mas mesmo alguns donos mais otimistas das ações estão começando a achar que os desinvestimentos fariam sentido.
"É óbvio que haverá muitas mudanças. Eles se encontram em problemas muito profundos, então as vendas de ativos são inevitáveis", disse Matthew Kelmon, presidente da Kelmoore Investment Co., uma empresa de fundos mútuos que possui cerca de 500.000 ações da ação.
No entanto, Kelmon acha que a empresa não deve se apressar em negócios. "As condições agora são muito complicadas. A economia ainda está presa na lama e você não quer vender tudo na parte inferior do ciclo", disse ele.
Outro problema com possíveis vendas, diz Ron Young, analista de mídia da Evergreen Investments, é que os ativos que a empresa quer despejar são os que mais lutam. Pode ser difícil encontrar outras empresas públicas dispostas a aceitá-las a um preço que a AOL Time Warner desejaria, diz Young, cuja empresa possui uma pequena quantidade de ações da AOL Time Warner.
Para dificultar as coisas, o fato de a divisão da AOL continuar sob investigação da Securities and Exchange Commission (SEC) para práticas contábeis questionáveis. E a divisão de cabos, que se pensava estar indo bem, agora enfrenta o escrutínio sobre como isso explicava as taxas que recebe das empresas de cabo.
A maioria das operadoras de cabo amortiza a receita que recebe das tarifas pagas pelos programadores para promover novos canais durante um período de vários anos. AOL, no entanto, reconhece-os como um pagamento único. Embora não haja nada legalmente errado com esse tipo de tratamento contábil, isso poderia deixar os investidores mais céticos em relação ao IPO dos cabos. Além disso, a redução de US $ 10,5 bilhões da divisão de cabos no quarto trimestre, segundo Young, foi inesperada. Essas manchas podem dificultar a venda de ativos.
"Você acha que a má notícia está no preço das ações", disse Young, "mas depois aparece outra barata".
Abrace os bárbaros no portão da AOL.
Se os compradores estratégicos não surgirem, a AOL Time Warner poderia considerar a venda de peças da empresa para importantes empresas de private equity como Texas Pacific, KKR e Hicks Muse Tate & Furst, diz Adam Adelman, analista sênior de tecnologia da Philippe Investment Management, uma nova empresa. York empresa de gestão de dinheiro que possui uma pequena quantidade de ações da AOL Time Warner.
"A AOL precisa reduzir a dívida e se tornar mais ágil para ser mais competitiva, então eu definitivamente espero que a empresa comece a encolher um pouco", disse Adelman. "As empresas de aquisições alavancadas poderiam começar a ter interesse em trabalhar em conjunto com a AOL para comprar ativos." Adelman disse que a divisão da AOL e a Warner Music poderiam fazer sentido como alvo de firmas de private equity.
As aquisições alavancadas (LBOs) envolvem o uso de dívida para comprar uma empresa e torná-la privada. A ideia é comprar as ações de um negócio conturbado que ainda tem muito fluxo de caixa, cortar despesas, então você está mais do que cobrindo os pagamentos da dívida, e então, quando a empresa está em um terreno mais seguro, voltar a público.
Em um exemplo recente, a empresa britânica de bebidas Diageo concordou em vender a rede Burger King para um consórcio de compradores liderado pela empresa de private equity Texas Pacific.
Uma vantagem de um LBO é que os ativos não acabam nos braços de uma empresa de mídia concorrente. Além disso, as empresas de LBO geralmente auxiliam na administração existente com uma compra, diz Greg Soukup, sócio e co-diretor da Ernst & Young National Office West, que trabalha com empresas de LBO.
"Se você quer comprar uma divisão de uma empresa, é muito mais fácil fazer a aquisição com a administração atual envolvida", disse Soukup.
E uma venda de ativos da AOL Time Warner para empresas de private equity não é sem precedentes. Em maio de 2002, o Blackstone Group concordou em adquirir uma participação majoritária na Columbia House, a joint venture de varejo de música da Warner Music e a subsidiária de música da Sony.
Mas, como as empresas de LBO usam a dívida para financiar suas compras, as aquisições alavancadas funcionam melhor com empresas que têm pouca dívida para começar. Isso não é da AOL. Além disso, Young acredita que, apesar do impacto que as ações causaram, ainda pode não ser barato o suficiente para atrair as empresas LBO, que muitas vezes investem em empresas que estão à beira da falência ou à beira da falência.
"Os caras do LBO são abutres", disse Young. "Eles podem esperar que as ações caiam ainda mais."
Abaixe-se e não mude muito.
A estratégia final é uma que desapontaria muitos em Wall Street - pelo menos no curto prazo: tentar reverter o serviço da AOL, tirar mais dinheiro de negócios sólidos e deixar o mercado e a economia seguirem seu curso.
"Uma abordagem de não fazer nada é perigosa porque claramente há muitas pessoas por aí que querem ver a ação", disse Young.
Ainda assim, um analista acha que o pedido do mercado por medidas drásticas é míope, uma vez que alguns dos problemas que afetam a empresa estão fora de seu controle. David Joyce, da Guzman & Co., diz que, além de tentar vender ativos não essenciais, como as equipes esportivas, a AOL Time Warner deve se manter firme por alguns trimestres. (A Joyce não possui ações da AOL, mas a Guzman & Co. atuou como subscritora de uma oferta de bônus da empresa nos últimos 12 meses.)
Joyce acha que ainda há valor em manter a AOL intacta e que ter uma grande plataforma on-line para os ativos de mídia da empresa faz sentido. Mesmo o declínio nos assinantes que o serviço sofreu no último trimestre - o primeiro em sua história - não é motivo para pressionar o botão de pânico. "A AOL está tentando melhorar a qualidade geral de seus clientes", disse Joyce. "É preciso tornar os assinantes mais lucrativos, e você não precisa obter isso de um volume maior."
Lições do desastre da AOL-Time Warner.
Qual é o pior que poderia acontecer?
Fotógrafo: Chris Hondros via Getty Images.
Uma data muito especial veio e foi no último fim de semana: o 15º aniversário da fusão AOL-Time Warner. Quando o acordo foi anunciado, as empresas combinadas obtiveram um valor de mercado de US $ 350 bilhões. Agora, divida mais uma vez, a AOL vale US $ 3,6 bilhões e a Time Warner US $ 68,9 bilhões. A sinergia mais notável da AOL-Time Warner foi, provavelmente, a perda de US $ 99 bilhões registrada em 2003. Certamente, nenhuma empresa conseguiria administrá-la sozinha. O casamento é considerado um dos piores nos anais de negócios.
Como ex-funcionário da Time Warner, parecia oportuno comemorar a data queimando o máximo de dinheiro que conseguisse, demitindo todos os meus amigos e tirando partido das assinaturas da revista Time Warner Cable e da revista. Essas idéias podem parecer destrutivas e desnecessárias em retrospectiva, mas garanto que elas pareciam ótimas na época.
A imprensa, no entanto, ignorou em grande parte o aniversário, possivelmente porque é tão deprimente. Em vez disso, os repórteres ouvem dos executivos que o potencial de crescimento e inovação na interseção de tecnologia e mídia ainda é enorme. Os capitalistas de risco investiram centenas de milhões em criadores de conteúdo no ano passado. Os negociadores também estão entusiasmados com o potencial de consolidação do setor.
À medida que a economia de startups aumenta, as empresas de mídia que se apresentam como híbridos de tecnologia de mídia estão obtendo apoio de risco e se tornando mais valiosas do que as empresas tradicionais de mídia. A Vox Media vale cerca de US $ 380 milhões, o BuzzFeed US $ 850 milhões e o Vice US $ 2,5 bilhões. (BuzzFeed, na verdade, é uma "startup de pilha completa".) Em contraste, o New York Times tem um valor de mercado de US $ 1,8 bilhão. Alguns players de mídia da velha escola também estão tentando se refazer como jogadores de tecnologia, supostamente para aumentar seu potencial de crescimento percebido. Por exemplo, a Fortune agora descreve a Disney como uma potência tecnológica, mesmo que a maior parte da receita da empresa venha de conteúdo como filmes e esportes.
Com o dinheiro real sendo despejado neste cruzamento de tecnologia e mídia, agora pode realmente ser o momento perfeito para refletir sobre o acordo da AOL-Time Warner. Não se pode deixar de pensar: é sempre uma boa idéia valorizar as empresas de mídia da mesma maneira que valorizamos as empresas de software? É sempre uma boa idéia para empresas de tecnologia adquirirem propriedades de mídia, especialmente empresas legadas com muitos custos? Quais tipos de sinergias podem gerar receita suficiente para suportar grandes avaliações?
O mundo mudou muito desde o auge da bolha das pontocom, mas a tecnologia e a mídia ainda têm proposições de valores muito diferentes. O software é um negócio de margem relativamente alta. Uma vez que os custos iniciais para projetá-lo foram pagos, a maior parte da receita flui para o resultado final. É fácil dimensionar sem aumentar os custos à mesma taxa. O conteúdo é mais caro para produzir porque você precisa de um mar de seres humanos para criá-lo do zero uma e outra vez. Você não pode escalá-lo sem aumentar significativamente a contagem e os custos. As margens encolhem ainda mais quando as empresas de mídia têm enormes despesas gerais e de legado, como jornais impressos, que consomem lucros.
Quanto ao AOL-Time Warner, a principal lição que vale a pena lembrar é que a distribuição barata não cria automaticamente valor para os produtores de conteúdo. Quando os produtos de impressão da Time Inc foram distribuídos mais barato on-line em toda a rede da AOL, eles diminuíram de valor: o novo modelo de distribuição prejudicou a demanda por anúncios impressos de alto custo.
Hoje, os serviços de streaming de música fazem com que os ouvintes tenham uma música mais barata do que nunca, mas não tornaram mais lucrativo para as gravadoras e os músicos produzirem música. BuzzFeed et al pagam muito pouco para obter conteúdo na frente de leitores e telespectadores, mas os anúncios on-line sozinhos não são suficientes para apoiar suas redações crescentes. É por isso que eles estão experimentando coisas como publicidade nativa. A ideia é que os anúncios nativos (uma vez chamados de advertorials ou conteúdo pago) tragam mais dinheiro do que um anúncio gráfico típico. O BuzzFeed está criando uma agência de criação interna para ajudar os anunciantes, o que poderia ajudá-los a gerar mais receita. Mas estamos longe de saber se podemos construir um negócio sustentável além dos anúncios nativos.
AOL-Time Warner também nos ensinou que o conteúdo é rei, mas você não pode pagar demais e ter sucesso. A AOL usou um preço de ações inflacionado para pagar mais de US $ 160 bilhões por um negócio que teve um lucro de US $ 1 bilhão. (Os lucros da AOL foram menores.) Quando ficou claro que a AOL havia pago em excesso, a empresa foi forçada a receber uma enorme depreciação. Os cortes de empregos e o aperto de correias que se seguiram prejudicaram o conglomerado, e eventualmente teve que desmembrar a AOL, a Time Warner Cable e a Time Inc.
Hoje, empresas como o Facebook e o YouTube - empresas de Internet que vendem anúncios contra o tráfego de visitantes em suas plataformas - estão tentando misturar mais conteúdo premium com as coisas geradas pelos usuários, porque os anunciantes estão dispostos a pagar mais para serem associados. com escrita profissional e filme. Agentes da velha escola como Yahoo e Verizon estão pensando em comprar empresas de mídia com grandes custos legados apenas para colocar as mãos em conteúdo premium. A Amazon e a Netflix estão investindo dinheiro em programação original. Tudo isso é bom, mas se for muito caro para obter o conteúdo, não importa quão bom seja. Ambas as partes acabarão sofrendo.
Grande parte da inovação na mídia é fascinante, mas a convergência entre ela e o setor de tecnologia não é uma receita automática para receitas em rápido crescimento quando esses dois mundos colidem.
Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial da Bloomberg View ou da Bloomberg LP, seus proprietários e investidores.
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